Idade Moderna










Contexto Histórico
    idade%20moderna A Idade Moderna foi o período compreendido entre o século XV até o século XVIII. Antecedeu a Idade Contemporânea e a sucedeu a Idade Média. Seu início, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiados; outros estudiosos apontam outras datas como início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.

    A Europa era o único continente “descoberto”; portanto, o movimento ocorreu basicamente só na Europa. Mas isso logo mudaria  pela expansão marítima que iria acontecer como busca de regenerar a economia das potências do velho mundo. Isso aconteceria também pelas mudanças no modelo econômico atuante, até em nossos dias no ocidente, com o capitalismo.

    Com a  expansão territorial, algumas novas práticas foram surgindo e elas foram muito utilizadas pelas potências daquela época. Práticas como: metalismo (medição de riqueza de um pais baseada na quantidade de metais preciosos que este continha), os pactos colônias (definiam as relações entre a metrópole, que era o país que colonizava, e a colônia), os monopólios comerciais (o rei determinava seu grupo de comerciantes e suas áreas de atuação, sendo proibido atuar fora dessas áreas e de que outros pudessem comercializar nesse espaço)  e também a  política de balanças comerciais favoráveis ( exportar mais do que importar)

    A Idade Moderna, talvez por suceder a Idade Média (época considerada de poucos avanços nos campos culturais e científicos), deu um grande salto nessas áreas. Outro fator contrário ao que tinha acontecido a Idade Média foi um distanciamento do poder da igreja. Se na Idade Média a igreja gozava de amplas riquezas, poder sobre governos e sobre os cidadãos de modo comum, na Idade Moderna essa fase sofreu um forte golpe: a reforma religiosa. Liderada por Matinho Lutero a reforma foi um movimento que questionava o poder papal e várias práticas que, ao ver de Lutero, serviam para a opressão do povo em vez de servir para o crescimento espiritual.

    Na Idade Moderna o absolutismo era forma como a maioria dos governos operava. O absolutismo era uma forma de governo em que todo o poder do estado estava exclusivamente nas mãos de uma só pessoas (geralmente o rei)  ou só com um grupo social. O grupo social, no caso, era burguesia, que fazia acordos com a monarquia. 

    O absolutismo tinha seus teóricos e dentre eles, o que mais se destacou foi Nicolas Maquiavel, autor da obra “O Príncipe”. Maquiavel contava, em seu livro, as formas como um príncipe deveria agir para manter soberano seu reino. Entre outras ideias, Maquiavel dizia que “os fins justificam os meios”e que o governo deveria ser soberano e usar seu poder para defender os interesses do Estado.

    Como foi uma fase de muitas descobertas e conquistas territoriais, na Idade Moderna foram determinadas algumas práticas entre a metrópole e a colônia. A exploração contínua das metrópoles sobre as colônias, a obrigatoriedade de rotas comerciais de acordo com os interesses da metrópole e outros são práticas nascidas na Idade Moderna .

Idade Moderna
Contexto Histórico
Religião
Revolução Comercial
Renascimento
Iluminismo
Fale Conosco
Mapa do Site